GuidePedia


"O título se ganha nas oito primeiras rodadas". O preceito do técnico catalão Pep Guardiola mantém, em tese, os times do Rio na margem de erro da briga pela taça no Campeonato Brasileiro: as pontuações de Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco ao fim da oitava rodada correspondem à de times que conseguiram ser campeões. Há, no entanto, uma possível brecha na lei: os cariocas já deixaram o líder correr demais.

A distância do líder Corinthians (20 pontos) e do vice-líder Grêmio (19) para os times do Rio é superior a seis pontos. Matematicamente, com 30 jogos pela frente, é uma desvantagem facilmente superável. Historicamente, contudo, não é bem assim.

Na era de pontos corridos, iniciada em 2006, times a mais de duas vitórias da liderança na oitava rodada jamais conseguiram levar o título da Série A.

A essa altura do campeonato, o campeão que estava mais longe da liderança era o Flamengo de 2009: sétimo colocado com 11 pontos. À época, o líder era o Atlético-MG, com 17.

Situação semelhante viveu o São Paulo em seu tricampeonato de 2008: também era o sétimo, mas com 13 pontos. O líder na ocasião era o Flamengo, com 19.

No ano passado, o Palmeiras estava a apenas três pontos do então líder Internacional ao fim da oitava rodada. Com 16 pontos àquela altura, o time paulista terminou o campeonato com o título após totalizar 80 pontos. Para ser campeão, foi preciso regularidade. O aproveitamento palmeirense pouco se alterou: de 67% passou para 71%.

Fonte: O Globo

Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub



 
Top