GuidePedia

 
Próximo de completar um ano à frente da equipe profissional do Flamengo, o técnico Zé Ricardo conquistou seu primeiro título com o time principal, coroando o grande trabalho realizado pelo treinador e por seus comandados.

Após vencer o Fluminense por 1 a 0 na primeira partida da final, o Mais Querido conseguiu outro triunfo no clássico, este por 2 a 1, e levou mais um troféu para a galeria da Gávea.

Os bons resultados de seu trabalho, aliando a didática do professor de educação física da rede de ensino público do Rio de Janeiro com seus conhecimentos futebolísticos, tiveram início no futsal de base e, logo em seguida, com o profissional, quando treinou a equipe do Ascoli, na Itália. Em 2005, o técnico migrou para o futebol de campo, assumindo o time sub-13 do Flamengo durante quatro anos.
 
Após sua passagem pelo Audax-RJ, o treinador retornou ao Flamengo em 2012, à frente do time sub-15 do Mais Querido, onde sua competência começou a render taças.

Na Copa da Amizade Brasil-Japão de Futebol Infantil em 2014, a equipe rubro-negra aplicou 5 a 0 no Corinthians na final, abrindo seu caminho de conquistas. Os resultados no sub-15 foram tão expressivos que no mesmo ano o treinador foi promovido para a equipe sub-20, onde se consolidou como um dos grandes técnicos do país nas categorias de base.

Apenas três meses depois de assumir o time, que vinha de uma grande sequência de placares negativos, Zé Ricardo levantou a Taça Otávio Pinto Guimarães em 2015, ao vencer o Botafogo na final do torneio.

O treinador ainda viria a ser campeão do Campeonato Carioca Sub-20 no mesmo ano, também vencendo o Botafogo em ambas as finais da Taça Guanabara e da Taça Rio da categoria. No entanto, a grande conquista de sua carreira até então veio no ano seguinte. Com duas participações na Copa São Paulo de Futebol Júnior, a experiência na competição fez toda a diferença tanto para o técnico, quanto para os atletas na edição de 2016.

Diante do Corinthians, no Pacaembu, muitos dos jogadores que hoje integram a equipe principal do Mais Querido tiveram participação fundamental na conquista. Nomes como o goleiro Thiago, decisivo nas cobranças de pênalti que decidiram o título; o zagueiro Léo Duarte; o volante Ronaldo; os atacantes Thiago Santos e Cafu; além do centroavante Felipe Vizeu, artilheiro da competição.

A consistência de suas equipes durante toda a carreira se reflete também no presente momento. Desde sua estreia, ainda como interino, o aproveitamento do treinador no comando do Flamengo é de aproximadamente 65,6% em 63 partidas, somando 36 vitórias, 16 empates e apenas 11 derrotas. Desde 2010, nenhum dos 14 técnicos que passaram pelo clube da Gávea desde então demonstrou números iguais ou melhores do que o atual comandante rubro-negro.

Hoje, Zé Ricardo marca seu nome na história do Flamengo. O técnico prata da casa que ascendeu ao profissional para uma importante conquista. De 33 para 34 títulos Estaduais, consolidando de maneira ainda mais firme a hegemonia rubro-negra no Campeonato Carioca.
 
Fonte: Flamengo Oficial
 

Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub



 
Top