GuidePedia


Em 2017 a Copa Libertadores mudou seu calendário, passando a ser disputada durante todo o ano. Isso não parece ter comprometido o desempenho dos clubes que acumulam também a disputa da Copa do Brasil, que pode ter sua fase quartas de final dominada por times que também brigam pelo titulo continental, ou sonharam com ele.

Nesta quarta-feira cinco times que estão garantidos nas oitavas de final do torneio sul-americano entram em campo para buscar a classificação para a próxima fase do mata-mata nacional, onde já estão o Santos, também vivo na Libertadores, e o Flamengo, eliminado na fase de grupos.

Entre 2001 e 2012 os times que disputavam a Libertadores ficavam de fora da Copa do Brasil. A partir de 2013, eles passaram a entrar na fase oitavas de final, que era disputada no segundo semestre, após o término da competição continental.

Mesmo sem ter que dividir atenções, nunca houve um 100% de aproveitamento daqueles que entraram já na reta final da Copa do Brasil. O melhor desempenho foi justamente em 2016, quando cinco clubes disputaram a Libertadores e quatro avançaram para as quartas de final, sendo eliminado apenas o São Paulo, que caiu contra o Juventude.

Para que as quartas de final sejam disputadas apenas com times da Libertadores, três times precisam confirmar suas vantagens conquistadas com vitórias na primeira partida, um precisa fazer valer o mando de campo após o empate na ida e dois precisam reverter derrotas, mas ambos jogarão em casa.

Dentre aqueles que venceram, o Palmeiras fez 1 a 0 no Allianz Parque e joga pelo empate contra o Inter, em crise, no Beira-Rio. O Botafogo fez 2 a 1 no Sport no Nilton Santos, e também joga pela igualdade. Já o Grêmio, que fez 3 a 1 em Porto Alegre, pode até perder por um gol para o Fluminense que ainda avança.

Na Arena da Baixada, o Atlético Paranaense, que ficou no 0 a 0 contra o Santa Cruz, no Arruda, não pode pensar em novo empate, mas se classifica com uma vitória por qualquer placar.

Já entre aqueles que precisam reverter a vantagem, no Independência, o Atlético-MG, que perdeu por 3 a 2 no jogo da ida contra o Paraná, garante a vaga com uma vitória simples. Na quinta-feira, a Chapecoense, que foi derrotada pelo Cruzeiro por 1 a 0 no Mineirão, precisará de uma vitória por dois gols.


Fonte: ESPN

Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub



 
Top