GuidePedia


Invicto após disputar 17 jogos, o desempenho sob as traves vem tornando Jailson o goleiro mais decisivo do Brasileirão, e o Palmeiras há algumas rodadas no mais forte candidato ao título de 2016. A duas rodadas do fim do campeonato, então, o goleiro se tornou um trunfo ainda mais importante, já que um único ponto leva o Verdão à conquista do título.

Para reforçar a validade do ditado que aponta a necessidade de um grande goleiro para se formar uma grande equipe, Vanderlei, do Santos, e Alex Muralha, do Flamengo, aparecem empatados na segunda colocação do Índice de Goleiros mais Decisivos do Espião Estatístico. Os dois se enfrentam no próximo domingo, no Maracanã, às 17h. Por uma incrível coincidência, apesar de terem números diferentes de defesas difíceis decisivas e gols decisivos sofridos, ambos têm o mesmíssimo índice com 35 e 31 jogos disputados, respectivamente. Na classificação do campeonato, o Santos de Vanderlei tem um ponto a mais do que o Flamengo de Muralha. É pouco, mas o suficiente para o Santos ser o único candidato possível para tirar o campeonato do Palmeiras. 

Os três goleiros mais decisivos do Brasileirão ajudaram a assegurar seus times na Libertadores-2017. O fato de suas equipes terem feito excelentes campanhas neste ano pode levar a acreditar que eles herdaram a condição de goleiros mais decisivos, mas não. Tanto é verdade que Victor, do Atlético-MG, e Weverton, do Atlético-PR, quarto e quinto colocados na classificação do Brasileirão após a rodada #36, aparecem apenas na 10ª e 12ª colocações do Índice de Goleiros mais Decisivos. Os líderes são ótimos goleiros em equipes bem montadas.

Quem tambem teve importância fundamental em suas equipes foram Sidão, do sexto colocado Botafogo, e Wilson, do Coritiba, que está na 12ª posição na tabela de classificação.

Alex Muralha

Só não se pode dizer que o goleiro Alex Muralha teve um ano de sonho porque sua equipe não tem mais chance de se tornar campeã. Se Jailson tem 91% de defesas difíceis que foram decisivas, a marca de Muralha fica bem pouco atrás, 86%. Só que a defesa do Palmeiras como um todo está muito mais bem estruturada. Enquanto Jailson levou por jogo a média de 0,47 gol decisivo (quando sua equipe empatava ou vencia por um gol), a marca o goleiro do Flamengo está em 0,81. Muralha fez 23 defesas difíceis com o placar empatado em 15 jogos diferentes, dos quais o Flamengo venceu cinco, empatou cinco e perdeu cinco. Muralha fez muito e ainda tem mais duas rodadas para exibir a técnica que levou o Rubro-Negro a investir estimados R$ 4 milhões para adquirir 50% dos direitos econômicos do atleta junto ao Figueirense. Seu desempenho sem dúvida valeu cada centavo dessa montanha de dinheiro.

Fonte: GE

Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top