GuidePedia


Para se proteger em negociações futura, o Flamengo aumentou o número de jogadores que detém 100% dos direitos em seu elenco em 2016. Segundo o demonstrativo financeiro do clube até setembro, agora são 31 atletas nessa situação, mais do que o dobro dos 15 registrados no fim de 2015.
A lista inclui reforços que chegaram nesta temporada, como Diego e Gustavo Cuéllar; jogadores emprestados, como Mugni e Canteros; nomes importantes, como Paolo Guerrero; mas, em sua maioria, é constituída por promessas da base, incluindo jovens que ainda não chegaram sequer ao sub-20.
Do elenco profissional, são 100% do Flamengo: o goleiro Paulo Victor, o lateral Pará, os zagueiros Juan e Rafael Vaz, os meio-campistas Cuéllar, Willian Arão e Diego; e os atacantes Emerson Sheik e Paolo Guerrero. Entre emprestados, também pertence totalmente ao clube o jovem volante Recife.
Entre os jovens mais próximos de chegar ao profissional, o clube rubro-negro detém 100% dos direitos de nomes como o volante Arthur Bonaldo, campeão da Copa São Paulo de 2016, e do atacante Antonio. A promessa Vinícius, de 16 anos, ainda atuando no sub-17, também é totalmente do Flamengo.
Mesmo em casos que não possui todos os direitos, o Flamengo tem tentado aumentar sua fatia de alguns jogadores, como é o caso do meia-atacante Matheus Sávio, outro campeão da Copinha. Em 2015, o jovem de 19 anos tinha apenas 20% dos direitos ligados ao clube; enquanto agora, 50%.
O zagueiro Patrick, de 16 anos e com passagens pela seleção brasileira sub-15, é outro exemplo dessa preocupação do Flamengo, que detinha 70% dos direitos do atleta em 2015 e agora passou para 100%.
Apesar disso, os 31 jogadores que o clube rubro-negro apresenta-se como dono de 100% dos direitos não representa nem um terço do total de 99 atletas listados na relação de vínculos do demonstrativo.
Do total, são apenas nove jogadores que têm menos de 50% de direitos ligados ao Flamengo, incluindo, porém, nomes que já deixaram o clube, como o jovem Lorran, o chileno Fierro e o zagueiro Wallace; e também emprestados, como Nixon, que está no América-MG, e Rafael Dumas, no Goa, da Índia.
Fonte: ESPN
Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top