GuidePedia


Em reunião realizada na quinta-feira, em Belo Horizonte, representantes de clubes integrantes da Primeira Liga definiram que a segunda edição da competição terá 16 clubes na próxima temporada. Além dos 15 clubes que já haviam sido anunciados, o presidente da liga, Gilvan de Pinho Tavares, revelou que o Brasil de Pelotas será incluído entre os participantes. O dirigente ainda explicou que a organização do torneio espera o anúncio oficial do calendário brasileiro de 2017, principalmente as datas da Copa do Brasil e da Libertadores – que serão esticadas por todo o ano -, para definir o início e o fim das datas da Primeira Liga.
O presidente do Flamengo, Eduardo Bandeira de Melo, esteve em Belo Horizonte para a reunião de quinta-feira. O dirigente se mostrou motivado com as mudanças da competição para a próxima temporada.
– Tivemos uma reunião com Gilvan para planejar algumas coisas com relação à Primeira Liga. Devemos ter 16 clubes, mas precisamos de alguns posicionamentos para definir as datas da competição.
Em entrevista exclusiva ao GloboEsporte.com, o presidente da liga, Gilvan de Pinho Tavares, confirmou a mudança.
– Está estabelecido que serão 16 clubes. os 15 fundadores mais o Brasil de Pelotas, que já estávamos idealizando a entrada dele. Temos outros clubes afiliados na liga, mas eles não vão disputar a competição.
Novidades
Os participantes serão todos os integrantes originais da Liga: Grêmio, Inter, Joinville, Criciúma, Figueirense, Avaí, Chapecoense, Paraná, Coritiba, Atlético-PR, Flamengo, Fluminense, Atlético-MG, América-MG e Cruzeiro. Agora o Brasil de Pelotas será incluído. Os 16 times serão divididos em quatro chaves, com quatro concorrentes. Avançam para as quartas de final o campeão e o vice de cada grupo. Os duelos de quartas, semis e final serão em jogo único, na casa do time que tiver feito melhor campanha.
Gilvan explicou também os motivos da reunião desta quinta-feira.
– Na assembleia, discutimos a aprovação e divisão das cotas da televisão, a aprovação de reforma do estatuto e a modificação no regulamento. Para 2018, quem for rebaixado para a Série C (no Brasileiro), vai perder o direito de disputar a Primeira Liga, mesmo se for fundador.
O presidente da Liga ressaltou as dificuldades de se definir as datas, porque a CBF ainda não divulgou o calendário da da Libertadores e da Copa do Brasil, que serão estendidas por toda a temporada.
– O calendário, a tabela não há como definir ainda, porque vamos ter vários clubes disputando outras competições como a Libertadores, a Copa do Brasil.
Em 2016, a Copa da Primeira Liga contou com 12 clubes e cinco datas. O campeão foi o Fluminense, após final com o Atlético-PR disputada em Juiz de Fora. A segunda edição do torneio deve começar no dia 22 de janeiro de 2017 e terminar no dia 29 de março, com possibilidade de alterações após definição dos classificados para a Libertadores.
Fonte: GE
Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top