GuidePedia


Em sua reforma da competição, a Conmebol fará um sorteio para definir os confrontos das oitavas de final da Libertadores em vez de estabelecer os cruzamentos por posição. A informação é de um dos dirigentes que esteve presente na reunião da confederação sul-americana para definir as mudanças no torneio.
A reforma do campeonato foi baseada na consultoria Mckinsey que estabeleceu modificações para aumentar as receitas. Basicamente, foi copiado o modelo da Liga dos Campeões, já que a consultoria também trabalha para a UEFA.
E, dentre as premissas da liga, está a de evitar um confrontos entre os grandes times do continente logo de cara nas eliminatórias. Na Europa, o objetivo é evitar jogos entre Barcelona e Real Madrid ainda nas oitavas de final, por exemplo. Na América do Sul, haverá a mesma intenção: evitar um cruzamento entre um São Paulo e Corinthians logo de cara. E o sorteio costuma minimizar esse risco, segundo a consultoria.
Atualmente, os confrontos das oitavas-de-final são estabelecidos com o 1o pegando o 16o lugar, e assim por diante. Com isso, já houve confrontos entre Boca Juniors e River Plate, Flamengo e Corinthians, todos nesta primeira fase de mata-mata.
Entre as mudanças da Libertadores, está o aumento de 38 para 44 times. Com isso, o Brasil ganhou mais duas vagas na pré-Libertadores. Pelo relatório da consultoria, o país deveria ganhar ainda outra vaga extra, totalizando três. O objetivo é econômico de aumentar os ganhos da competição.
Mas houve uma resistência de outras confederações que entenderam ser excessivo que o país ficasse com oito postos na principal competição sul-americana. Por isso, foram duas vagas, dando uma para cada um dos outros países.
Fonte: Blog do Rodrigo Mattos
Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top