GuidePedia


Por pouco o Flamengo não ficou sem seus três atacantes de área no jogo contra o Santa Cruz. Poucas horas depois do empate em 0 a 0 com o São Paulo, a diretoria rubro-negra entrou em contato com a CBF e conseguiu a liberação de Felipe Vizeu da seleção brasileira sub-20 para enfrentar o Santa Cruz, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, as mudanças na equipe podem não parar por aí. A possibilidade de distanciamento para o líder Palmeiras e a pressão do Atlético-MG, que diminuiu a distância para dois pontos, farão Zé Ricardo ao menos considerar novas mexidas para manter a equipe viva na busca pelo título.

Para vencer o desgaste de viagens e da sequência de jogos fazendo boa campanha no Campeonato Brasileiro, o Flamengo sempre enalteceu a força de seu elenco. Pois a próxima rodada vai colocar esse fator à prova. Não exatamente por conta do adversário, o Santa Cruz. Mas porque o técnico Zé Ricardo poderá não contar com seus dois principais atacantes de área: Guerrero e Leandro Damião. Mesmo com a probabilidade de Felipe Vizeu ser o titular, o alerta ligado poderá significar a formação de um novo Flamengo na primeira das últimas 10 rodadas da competição, sem poder deixar de lado a necessidade de conquistar a vitória, sob pena de ver o Palmeiras abrir larga vantagem na liderança.

Guerrero vai se juntar à seleção do Peru para a disputa das eliminatórias da Copa do Mundo e Leandro Damião cumpre suspensão automática após levar o terceiro cartão amarelo no empate em 0 a 0 com o São Paulo. Convocado para disputar um torneio amistoso pela seleção brasileira sub-20, Felipe Vizeu seria o terceiro desfalque, não fosse o consentimento de sua liberação.

Zé Ricardo garantiu que já vinha pensando em alternativas, mas todas elas implicam em mudança na estrutura ofensiva. O treinador ainda não expôs suas ideias de melhor formação, mas prometeu treiná-las ao longo da próxima semana. Há algumas possibilidades.

- O Flamengo tem grande elenco, com jogadores de qualidade. Ao longo do campeonato nós mostramos que, quando falta um, não tem problema. Vamos seguir nessa pegada, trabalhando e consertar os erros - afirmou Paolo Guerrero após o jogo deste sábado.

Marcelo Cirino já atuou como homem de referência logo em sua primeira temporada pelo Flamengo. No Campeonato Carioca de 2015, sob o comando de Vanderlei Luxemburgo, ele teve boas atuações nessa função – sempre contra times de menor expressão –, mas o momento atual do jogador não ajuda. Cirino teve algumas oportunidades – a última na derrota para o Palestino, pela Sul-Americana – mas ainda não aproveitou.

Outra possibilidade seria a volta de Emerson. Embora também não seja de jogar centralizado, esse posicionamento não seria uma novidade para o atacante, que poderia transitar entre a área e os lados do campo. A experiência do atacante de 38 anos também pode levada em conta por Zé Ricardo, mesmo que a fase do Sheik não seja das melhores. Ele não começa uma partida como titular desde 18 de maio – derrota por 2 a 1 para o Fortaleza, pela Copa do Brasil.

O ar das mudanças, entretanto, pode se concretizar em outros setores do campo. A má atuação de Everton e Gabriel no empate com o São Paulo pode fazer Zé Ricardo mudar o esquema tático ou promover a entrada de Fernandinho como titular. O atacante tem recebido oportunidades no segundo tempo dos jogos do Campeonato Brasileiro, e neste sábado mostrou-se mais eficiente do que seus companheiros de posição. De seus pés nasceu a jogada da primeira grande chance de gol do Flamengo – um chute de Jorge que passou rente à trave de Denis.

Jorge, aliás, é mais um desfalque contra o Santa Cruz, também por cumprir suspensão automática. Neste caso, Zé Ricardo pode optar pela substituição simples por Chiquinho. No entanto, pode escolher uma improvisação. Neste caso, Pará atuaria na lateral esquerda – como já fez em outros clubes por onde passou – e Rodinei seria mantido do lado direito.

Alternativas não faltam. Agora é questão de escolha.

Fonte: GE

Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top