GuidePedia

No pacote de mudanças implementado ao longo dos últimos dias, a Conmebol anunciou mais uma novidade nesta terça-feira: a partir de agora nenhum clube poderá se classificar tanto para a Libertadores quanto para a Sul-Americana no mesmo ano. A medida não terá influência direta no Brasil e causará impacto basicamente em apenas três países filiados à confederação: Equador, Paraguai e Uruguai.

Nesses três países, os critérios de classificação para os torneios continentais davam vaga simultaneamente tanto para a Libertadores como para a Sul-Americana, algo proibido com a medida. Segundo a Conmebol, o propósito da iniciativa é abrir espaço para que outros clubes possam disputar ao menos uma das competições.


Em países como o Brasil, a medida não terá efeito, uma vez que os classificados para a Libertadores já não avançavam para a Sul-Americana. Neste ano, por exemplo, Corinthians, Atlético-MG, Grêmio e São Paulo pegaram as vagas para a principal competição do continente pelo Brasileirão de 2015, enquanto o Palmeiras avançou com o título da Copa do Brasil. Aqueles que foram para a Sul-Americana passaram por outros critérios.

Apesar da medida, ainda há a possibilidade de um mesmo time disputar as duas competições num mesmo ano. Isso por conta do caráter de "repescagem" da Sul-Americana. Explica-se: com as novas regras da Conmebol, 10 dos 16 clubes eliminados na fase de grupos da Libertadores - os oito terceiros colocados e os dois melhores da fase pré-classificatória - ganharão um lugar na Sul-Americana a partir de 2017. Além do salto de competidores para 54, a competição será disputada de março a dezembro.

- O objetivo destas reformas é potencializar o futebol sul-americano por meio de uma estratégia integral, que permita gerar e trazer mais valor para seu desenvolvimento. O calendário anual aprovado nos permitirá fomentar a qualidade dos torneios locais de cada país e elevar o nível das competições continentais para serem mais competitivos a nível global - explicou o presidente Alejandro Domínguez na nota oficial.

Fonte: GE


Curta nossa página no Facebook:http://migre.me/tbpub
Siga-nos no Twitter:http://migre.me/tbpub


 
Top